Dia do Rock: conheça Chrissie Hynde, vocalista do The Pretenders, precursora do punk e new wave e ativista

Banda lança dia 17/06 seu novo disco “Hate For Sale”

 

“Homens nunca saberão a dor que uma mulher passa”, canta Chrissie Hynde, vocalista da lendária banda The Pretenders em uma das faixas do seu inédito “Hate for Sale”. E ela entende bem disso: há mais de 40 anos, Chrissie desafia convenções e normas ao se impor como mulher e criadora em meios predominantemente masculinos.

 

Antes de compor hits como “I’ll Stand By You”, “Don’t Get Me Wrong”, “Back on the Chain Gang” ou fazer uma ponta na série Friends, Chrissie nasceu e cresceu em uma cidade pequena em Ohio, nos Estados Unidos. Mas seus planos estavam muito longe dali e seu olhar era só para a música. Buscando outros ares e um novo caminho para seus sonhos, ela se mudou para Londres no início dos anos 70 onde começou a trabalhar como jornalista na conceituada revista NME como especialista em rock.

Aos poucos, Hynde começou a desenvolver intimidade com a música e com os artistas, formando parcerias e fazendo parte do movimento seminal que originou o punk e o new wave.

Com 13 álbuns de estúdio lançados e diversos clássicos, Chrissie Hynde é parte do Rock’n’Roll Hall of Fame e uma inspiração para diversas gerações de artistas, de diversos gêneros musicais. Madonna disse que ela foi uma das influências no começo de sua carreira. “Me inspirou ver uma mulher com tamanha presença no meio de um monte de homens”, disse ela em meados dos anos 90.

A artista – que dedica seu tempo a lutar em prol de causas ambientais e pelos direitos dos animais – tem uma carreira eclética que passou também pelo folk, pelo pop, pelo jazz e até pela música brasileira. Um dos parceiros mais recorrentes de Hynde é o conceituado produtor Moreno Veloso, filho de Caetano. Chrissie estaria trabalhando com ele, se não fosse a pandemia, e chegou a morar no icônico Copan, em São Paulo, no início dos anos 2000 para criarem juntos.

No dia 17, Hynde abre uma nova página na carreira com o próximo disco do Pretenders, que chega ao Brasil via BMG. Produzido pelo premiado Stephen Street (The Smiths, Blur, The Cranberries e responsável por clássicos da banda), este será também o primeiro álbum com a formação ao vivo do grupo. “Hate For Sale” já está disponível em pré-venda em https://pretenders.lnk.to/HateForSalePR.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *